segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ascarbose ( Glucobay®)

Formas farmacêuticas e apresentações
Comprimidos orais com 50 e 100 mg de acarbose em embalagens com 30 e 60 comprimidos.

Informações técnicas
A acarbose é um oligossacarídeo complexo de administração oral inibidor da a-glicosidase que atua retardando a digestão dos carboidratos ingeridos na dieta, reduzindo o aumento da concentração de açúcar no sangue após as refeições. Como conseqüência da redução da glicemia diminuem os níveis de hemoglobina glicosilada em pacientes portadores de diabetes mellitus do Tipo II (não-insulino-dependente).

Mecanismo de ação:
Ao contrário das sulfoniluréias, a acarbose não aumenta a secreção de insulina. A ação anti-hiperglicêmica da acarbose advém de uma inibição competitiva e reversível da α-amilase pancreática e das enzimas hidrolisantes da α-glicosidase ligada à membrana intestinal. A α-amilase pancreática hidrolisa os amidos complexos em oligossacarídeos no intestino delgado, enquanto que as α-glicosidases da membrana intestinal hidrolisam os oligossacarídeos, os trissacarídeos e os dissacarídeos em glicose, assim como outros monossacarídeos, na borda das vilosidades do intestino delgado.
Em pacientes diabéticos, esta inibição enzimática resulta em retardo da absorção da glicose e em diminuição da hiperglicemia pós-prandial. Em virtude de seu diferente mecanismo de ação, acarbose  apresenta melhor controle glicêmico. Este efeito soma-se ao das sulfoniluréias quando estes dois elementos são usados em associação. A acarbose não tem atividade inibitória contra a lactase e, conseqüentemente, não se espera que ela induza à intolerância à lactose. 

Interações medicamentosas
Certos medicamentos tendem a produzir hiperglicemia e interferir no controle da glicemia. Entre estes medicamentos incluem-se:
·         Tiazídicos e outros Diuréticos,
·         Corticosteróides,
·         Fenotiazinas,
·         Produtos Tiroidianos
·         Estrogênicos
·         Anticoncepcionais Orais
·         Fenitoina
·         Ácido Nicotínico
·         Simpatomiméticos
·         Bloqueadores dos canais de cálcio
·         Isoniazida.
 
Na administração simultânea com acarbose , o paciente deve ter sua glicemia observada de perto e quando tais medicamentos forem retirados dos pacientes em uso de acarbose  associado a sulfoniluréias ou insulina, estes devem ser acompanhados de perto para que qualquer evidência de hipoglicemia seja detectada.
 
Adsorventes intestinais (p. ex.: carvão) e medicamentos à base de enzimas digestivas, que atuam sobre carboidratos (p. ex.: amilase, pancreatina), podem reduzir o efeito de acarbose  e não devem ser ingeridos concomitantemente.

Aglucose® da Sigma Pharma para diabéticos tipo 2

O  Aglucose®, da Sigma Pharma, é uma nova opção de tratamento para o diabetes tipo 21 que previne o desenvolvimento da doença em pacientes com intolerância à glicose2, possui eficácia comprovada e custo acessível. Tem como princípio ativo a acarbose3 que retarda a absorção de glicose2, sendo especialmente indicado para o controle da glicemia pós-prandial4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário