segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cocaína de acordo com Freud

“ A planta coca, Erythroxylon coca, é um arbusto de cerca de 1,20 m a 1,80m de altura, amplamente cultivada na América do Sul, em particular no Peru e na Bolívia, cresce melhor nos quentes vales das encostas orientais dos Andes, situados 1.500 a 2.000 m acima do nível do mar. As folhas têm formato oval, com 5 a 6 cm de comprimento; o arbusto dá flores pequenas e brancas e produz frutos vermelhos de formato oval.
Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Peru, descobriram que a planta coca era cultivada e tida
em alta consideração naquele país, estando intimamente ligada aos costumes religiosos do povo. A lenda afirmava que Manco Capac, o divino filho do Sol, havia descido dos penhascos do lago Titicaca em tempos primevos, trazendo  a luz de seu pai para os infelizes habitantes do país, que lhes trouxera o conhecimento dos deuses, lhes ensinara as artes úteis e lhes dera a folha de coca, essa planta divina que sacia os famintos, dá forças aos débeis e faz com que esqueçam seus infortúnios.
 As folhas de coca eram oferecidas em sacrifício aos deuses, mascadas durante cerimônias religiosas e até
mesmo colocadas na boca dos mortos, a fim de lhes garantir uma recepção favorável no além. Os espanhóis não acreditavam nos efeitos maravilhosos da planta, que desconfiavam ser obra do demônio, principalmente pelo papel que desempenhava no ritual religioso, chegando a proibir o seu uso sob a alegação de que era pagã e pecaminosa; mas esta atitude mudou, no entanto, quando os conquistadores perceberam que os índios não conseguiam executar o trabalho pesado que lhes era imposto se fossem proibidos de mascar coca. Diante disto, os espanhóis transigiram, a ponto de distribuir as folhas aos trabalhadores três ou quatro vezes ao dia.2
A mais antiga recomendação da coca consta do ensaio do Dr.Monardes em 1569, que louva o efeito prodigioso da planta no combate à fome e à fadiga. Em 1749 a planta foi trazida para a Europa e classificada no gênero Erythroxylon. Em 1786 apareceu na Encyclopédie méthodique botanique, de Lamarck, sob o nome de Erythroxylon coca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário