sábado, 21 de janeiro de 2012

Medicamentos comuns são os maiores causadores de hospitalizações por efeitos adversos graves

Com base nos 5.077 casos identificados, fez-se uma estimativa de 99.628 hospitalizações de emergência por eventos adversos a medicamentos





Eventos adversos a medicamentos são importantes causas evitáveis de hospitalização em idosos. No entanto, dados representativos de eventos adversos a medicamentos que resultam em hospitalização dessa população têm sido limitados.

Pesquisadores da Emory University School of Medicine estimaram a frequência e as taxas de hospitalização após atendimentos de emergência por eventos adversos a medicamentos em idosos e avaliaram a contribuição de medicamentos específicos, incluindo aqueles identificados como de alto risco ou potencialmente inadequados. O estudo foi publicado na revista The New England Journal of Medicine.

Com base nos 5.077 casos identificados, fez-se uma estimativa de 99.628 hospitalizações de emergência por eventos adversos a medicamentos em idosos nos EUA a cada ano, de 2007 até 2009. Quase metade dessas internações foi entre idosos com 80 anos de idade ou mais. Quase dois terços das internações foram devido a overdoses acidentais.

Quatro medicamentos ou classes de medicamentos foram implicados sozinhos, ou em combinação, em 67,0% das internações: varfarina (33,3%), insulina (13,9%), agentes antiplaquetários orais (13,3%) e hipoglicemiantes orais (10,7%). Medicamentos de alto risco foram implicados em apenas 1,2% das internações.
Os autores concluíram que hospitalizações de emergência por eventos adversos a medicamentos em idosos resultaram de alguns medicamentoscomumente usados, e relativamente poucas resultaram de medicamentos normalmente designados como de alto risco ou impróprios.
Fonte: boasaude.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário