segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dica para os cabelos


Cabelos bonitos tem sido há muito associados com saúde e bem-estar. Segundo o Ayurveda, o cabelo é considerado um tecido secundário (upa dhatu) estreitamente ligado à medula óssea e ao sistema nervoso central. As plantas medicinais aplicadas a diversos tipos de tratamento não apenas podem produzir cabelos brilhantes e saudáveis, mas também ajudam a trazer serenidade para a mente. Acredita-se, nesta tradição, que cabelos longos e bem tratados, funcionam como um tipo de antena que “capta as energias sutis do corpo, controla os sentidos e prepara a mente para a meditação”.
A planta ayurvédica tradicionalmente conhecida como a “senhora ou rainha dos cabelos” é o bhringaraj (Eclipta alba), que tem sido usado há milênios para rejuvenescer não só os cabelos, mas também a pele. O bhringaraj, no Brasil conhecido com erva-botão, ajuda a acalmar e esfriar o calor de pitta, aumentando a resistência ao estresse. A perda e o embranquecimento prematuro de cabelos são considerados quadros de desequilíbrio de pitta. Entre as muitas propriedades terapêuticas do bhringaraj destacam-se: rejuvenescimento do fígado e dos rins, limpeza das impurezas, melhora da textura da pele e restauração da cor e do brilho dos cabelos.
Outra planta muito poderosa é o brahmi, também conhecida como gotu kola, que ajuda a equilibrar a mente e, ao mesmo tempo, a nutrir os cabelos e o couro cabeludo.
Com o objetivo de tratar os cabelos, são comuns as formulações fitoterápicas para uso interno onde se encontra uma mistura sinérgica das duas plantas citadas com o amalaki, uma erva desintoxicante para ajudar a limpar o excesso de pitta do corpo.
Topicamente, bhringaraje brahmi também são bons alimentos para o couro cabeludo quando utilizados na forma de óleo para massagem: o bhringaraj, numa base de óleo de gergelim, é para equilíbrio para todos os doshas; o brahmi, em uma base de óleo de coco, particularmente tem o potencial de esfriar a mente, pacificando pitta  e favorecendo a meditação. 
Como fazer: aplique óleo na cabeça e massageie suavemente o couro cabeludo com as pontas dos dedos.Deixe o óleo penetrar por uma hora (ou por mais tempo para ajudar a promover o sono profundo). Lavar normalmente. O óleo de massagem ajuda a melhorar a circulação do couro cabeludo, fortalecendo ao mesmo tempo as raízes do cabelo. Essa prática de massagem nutridora do couro cabeludo pode ser feita de uma a três vezes por semana, dependendo de cada caso.
Dicas úteis para ter cabelos bem cuidados
  • Dieta rica em cálcio e ferro, com verduras, sementes de gergelim, sementes de girassol, cenouras, beterrabas, tahini, leite, iogurte fresco, côco e frutas doces da estação.
  • Cozinhar com especiarias, como cominho, pimenta, açafrão, alimento para os cabelos. Refogar de ½  a ¼ de colher de chá de cada tempero em uma colher de chá de ghee ou óleo de gergelim e acrescentar aos legumes cozidos ou sopas. 
  • Evitar lavar os cabelos todos os dias, pois pode tirar sua proteção natural (oleosidade) e, ao longo do tempo, aumentar o ressecamento e a quebra dos fios.
  • Evitar shampoos que contenham produtos químicos agressivos. Escolha shampoos suaves e condicionadores naturais e nutritivos com base vegetal, como a babosa (Aloe vera), que devem ser usados sempre depois de lavar os cabelos para ajudar a selar a cutícula dos fios, mantendo sua umidade e protegendo contra os efeitos da exposição excessiva à luz solar e ao vento.
  • Escolha tintas a base de plantas para reforçar a cor do cabelo, como a henna.
  • Evite o excesso de secadores de cabelo.
  • Escove o cabelo regularmente em todas as direções com movimentos longos, do couro para as pontas dos fios.
  • Pratique técnicas de relaxamento, como yoga e meditação. O estresse excessivo é prejudicial ao cabelo e à saúde em geral.
  • Dê a si mesmo o descanso adequado a cada noite para permitir que o corpo tenha tempo para aêrestauração e renovação adequadas.

Estas recomendações ayurvédicas muito simples ajudam a embelezar e a promover a saúde dos cabelos, começando a partir de dentro. Nutrir os cabelos e o couro cabeludo com dieta, ervas e óleos ayurvédicos não só produzem um cabelo brilhante e saudável, mas também acalmam a mente, equilibram o sistema nervoso e facilitam a prática da meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário