segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A milenar Ashwagandha: remédio contra o câncer no futuro??

Uma planta que tem sido utilizada há mais de 3 mil anos na medicina ayurvédica pode ser um aliado promissor na briga contra câncer. O extrato medicinal produzido a partir da planta conhecida como Ashwagandha (cereja de inverno) tem sido usado na Índia há milhares de anos como um tônico para doenças que incluem inflamação, insônia, infertilidade, ansiedade e desordens cognitivas. Seus defensores reivindicam que ela aumenta a energia, promove relaxamento, combate a tensão e melhora a memória... mas pode curar câncer?  

Ryan Falsey, da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona, tem explorado os efeitos de anti-câncer desta planta.  
“Os médicos ayurvédicos usaram cereja de inverno para tratar câncer durante anos, mas seu uso não é bem documentado", explica Falsey. “A maior parte das informações foram passadas de geração para geração, assim, nada foi documentado cientificamente.”  

Porém, o que foi documentado é a descoberta que o agente medicinal dentro de cereja de inverno - uma combinação conhecida como Withaferin A - é um withanolídeo poderoso. Withanolídeos são compostos farmacologicamente ativos presentes nas raízes e folhas da cereja de inverno. Foram realizados estudos prévios com o Withaferin A ao longo dos últimos anos, mas nenhum pôde identificar seu mecanismo de ação, o que faz Withaferin A tenha efeitos de anticâncer. E esta é a meta da pesquisa de Falsey: identificar o mecanismo de ação de Withaferin A e avaliar seu potencial terapêutico no tratamento de câncer.  

"Em nossa pesquisa, descobrimos que o Withaferin A demonstrou atividade anti-câncer significativa tanto no tubo de ensaio quanto em modelos animais”, diz Falsey. Como exemplo, ele explica que foram implantados células de tumores de sarcoma de Ewing em ratos, que foram tratados depois por 10 dias com Withaferin A. Depois de 10 dias houve uma 66% de inibição no crescimento nos tumores tratados com Withaferin A.  

"Agora nós sabemos que a Ashwagandha tem esta habilidade extraordinária para eliminar células cancerígenas e trabalhamos arduamente para identificar qual o mecanismo de ação", diz Falsey. O trabalho duro valeu. Sob orientação de Luke Whitesell, MD, Falsey e sua equipe de pesquisadores descobriram o mecanismo de ação para Withaferin A: este composto liga-se à Annexin 2, uma proteína que foi implicada no crescimento de câncer, formando uma combinação tóxica para as células de câncer, matando-as. 

 “O que é promissor sobre o Withaferin A", diz Falsey, “é que ela tem potencial para funcionar com uma quimioterapia menos tóxica. Se pudermos mostrar que esta combinação é mais efetiva e menos tóxica para pacientes com câncer, o Withaferin A será um forte candidato na terapia contra o câncer”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário